Grupo Wagner: o que aconteceu com o grupo de mercenários um ano após motim contra o Kremlin - BBC News Brasil (2024)

Grupo Wagner: o que aconteceu com o grupo de mercenários um ano após motim contra o Kremlin - BBC News Brasil (1)

Crédito, REUTERS

Article information
  • Author, Matt Murphy
  • Role, Da BBC News

A Rússia conseguiu desmantelar o Grupo Wagner nos doze meses que se seguiram à tentativa de motim contra o governo do presidente Vladimir Putin realizada pelos mercenários que atuavam sob o comando do líder Yevgeny Prigozhin, morto em um desastre aéreo dois meses após a marcha contra o Kremlin, disseram especialistas à BBC.

No dia 23 de junho de 2023, após meses de crescentes tensões com líderes militares em Moscou, Prigozhin, com sua fileira de comandados, deixou os campos de batalha na Ucrânia entrando na Rússia e de imediato tomou a cidade de Rostov, no sul do país.

Suas forças então iniciaram um breve ataque em direção à capital, Moscou, praticamente sem encontrar resistência. A "marcha pela justiça", como a chamou Prigozhin, teve um fim abrupto no dia seguinte, depois que ele cancelou o avanço.

Apenas dois meses depois de iniciado o ataque, Prigozhin morreria na queda do avião em que viajava juntamente com vários outros membros seniores do Wagner, tornando incerto o futuro do próprio grupo.

Para Sorcha MacLeod, professora na Universidade de Copenhague e membro do grupo de trabalho da ONU que analisa a ação de grupos mercenários, os diversos batalhões do grupo Wagner se fragmentaram por todo o Estado russo.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo

Matérias recomendadas

Fim do Matérias recomendadas

“[O Wagner] pode não existir exatamente da forma que existia anteriormente, mas uma versão — ou mesmo versões — dele continuam existindo”, disse ela à BBC. “Houve esse tipo de dispersão por entre o Estado russo, então não há mais um controlador geral.”

“O Grupo Wagner era incrivelmente importante geopolítica e economicamente para a Rússia, então nunca desapareceria, como algumas pessoas sugeriram”, acrescentou.

Pule WhatsApp e continue lendo

No WhatsApp

Agora você pode receber as notícias da BBC News Brasil no seu celular

Entre no canal!

Fim do WhatsApp

Durante anos, as forças de Prigozhin foram uma ferramenta valiosa para as operações russas na África e na Síria. Mas foi na Ucrânia — enquanto as tropas convencionais de Moscou lutavam para destruir as defesas de Kiev — que Prigozhin e seu grupo Wagner se destacaram.

Durante o final de 2022 e início de 2023, o Wagner foi fundamental para as poucas vitórias da Rússia no campo de batalha. Suas forças — em grande parte formadas por ex-prisioneiros — conseguiram tomar a cidade oriental de Soledar, antes que de se encolher e resistir durante meses de intensos e sangrentos combates em Bakhmut.

No seu melhor momento, Wagner contava com cerca de 50 mil combatentes na Ucrânia, de acordo com estimativa do Conselho de Segurança Nacional dos EUA.

Agora, especialistas acreditam que as operações do Wagner na Ucrânia foram associadas e fundidas a outras unidades estatais e paramilitares russas.

Recentemente, um ex-comandante do Grupo Wagner disse à BBC russa que os mercenários receberam ordens para “se juntar ao Ministério da Defesa” ou ir embora.

Serviços de inteligência do Reino Unido sugeriram que algumas das unidades de infantaria do grupo foram absorvidas pela Rosgvardia, ou Guarda Nacional.

A unidade, criada em 2016, foi descrita como o “exército privado” de Putin e é controlada por seu ex-guarda-costas Viktor Zolotov.

O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) disse que elementos do Grupo Wagner começaram a ser controlados pela Guarda Nacional em outubro de 2023.

Chamadas de “formações voluntárias”, as ex-tropas do Wagner seriam enviadas para a Ucrânia com contratos de seis meses e para a África com contratos de nove meses, segundo o relatório do MoD.

Pouco depois, Anton Yelizarov — um antigo membro do Wagner que supostamente teria comandado as sangrentas operações dos mercenários em Bakhmut — pareceu confirmar essa integração.

Em um vídeo postado em um canal do Telegram ligado ao Wagner, ele confirmou sua participação na construção de um campo onde tropas do Wagner “trabalhariam pelo bem da Rússia” e se juntariam às unidades da Guarda Nacional em uma nova formação.

Autoridades do Reino Unido disseram que a “incorporação de antigos destacamentos de assalto do Grupo Wagner ao Corpo de Voluntários de Rosgvardia provavelmente indica que o Wagner acabou ficando subordinado à Rosgvardia, aumentando o controle estatal russo sobre o grupo”.

Uma investigação recente feita pela BBC descobriu que várias antigas fileiras do Wagner se inscreveram para lutar com o homem forte de Vladimir Putin na Chechênia — Ramzan Kadyrov — e suas forças Akhmat.

Um exemplo tangível do declínio do grupo ocorreu quando seu logotipo foi supostamente retirado da torre em que havia sido colocado na segunda maior cidade russa, São Petersburgo.

Grupo Wagner: o que aconteceu com o grupo de mercenários um ano após motim contra o Kremlin - BBC News Brasil (2)

Crédito, Reuters

Presença na África

Nos dias que se seguiram ao motim, várias fontes afirmaram que Prigozhin teria fechado um acordo com Putin para concentrar as operações de seu grupo na África, apoiando regimes e garantindo recursos para a Rússia.

Após a morte de Prigozhin, o vice-ministro da Defesa russo, Yunus-Bek Yevkurov, teria visitado várias capitais de países africanos, garantindo às autoridades que os serviços prestados pelo grupo não se dissipariam.

No início deste mês, o think tank Instituto Polonês de Assuntos Internacionais (PISM) observou que, após a morte de Prigozhin, “a atuação do Estado russo [na África] não apenas não enfraqueceu, mas se fortaleceu”.

Em fevereiro, a BBC teve acesso a documentos que revelam que Moscou estava oferecendo um “pacote de sobrevivência do regime” em troca do acesso a recursos naturais estrategicamente importantes — uma abordagem anteriormente feita pelo Grupo Wagner.

O plano estava sendo oferecido pelo chamado “grupo expedicionário” russo — apelidado de Corpo Africano — e comandado pelo ex-general do GRU Andrey Averyanov. Anteriormente, ele supervisionou operações secretas especializadas em executar assassinatos selecionados e desestabilizar governos estrangeiros.

Especialistas disseram à BBC que o Africa Corps substituiu efetivamente o Grupo Wagner na África Ocidental. No Telegram, a unidade se gabava de oferecer aos recrutas salários de até 110 mil rublos por mês (cerca de R$ 6,7 mil) e servir “sob a liderança de comandantes competentes com ampla experiência em combate”.

Em janeiro, o Africa Corps anunciou seu primeiro envio de 100 soldados para Burkina Faso. Outros 100 teriam chegado ao Níger em abril.

Ruslan Trad, analista de segurança do Atlantic Council, disse à BBC que, na verdade, o Wagner “se tornou o Africa Corps e agora serve a todos os propósitos da inteligência militar” e do Ministério da Defesa.

“Na África, esses soldados estão fazendo praticamente a mesma coisa - protegendo as rotas comerciais, garantindo os recursos que Moscou usa para contornar as sanções e muito mais - servindo os interesses de administrações locais e controlando e direcionando o fluxo de migrantes”, observou Trad.

O PISM observou que o Africa Corps deve ser usado “mais abertamente” do que o Wagner no continente, com a intenção de substituir a influência ocidental - e particularmente a francesa - na África.

O serviço russo da BBC informou que somente na República Centro-Africana o Wagner ainda está operando no formato anterior, supostamente controlado por Pavel Prigozhin, filho de Yevgeny Prigozhin.

“Moscou autorizou o herdeiro a continuar fazendo o que seu pai fez na África, com a condição de que isso não interfira nos interesses da Rússia”, disse à BBC russa uma fonte que trabalhava com Yevgeny Prigozhin.

Grupo Wagner: o que aconteceu com o grupo de mercenários um ano após motim contra o Kremlin - BBC News Brasil (3)

Crédito, GETTY IMAGES

Na semana passada, o jornal francês Le Monde informou que cerca de 1.500 combatentes do Wagner operando na RCA ajudaram as forças de segurança locais em ataques a áreas controladas pelos rebeldes.

No entanto, o PISM observou que a importância geral da RCA na estratégia de Moscou “está diminuindo”.

MacLeod sugeriu que o objetivo original do Wagner na RCA era a “comprovação do conceito” de que grupos mercenários podem ser “usados com sucesso em operações antiterroristas”, uma meta que Moscou agora pode dar como alcançada.

Mas a cientista política acrescentou que o Wagner estava “totalmente enraizado” no CAR, tornando mais difícil substituí-lo pelo novo Corpo Africano que se encontra em um estágio de desenvolvimento.

Apesar da ameaça representada pelo motim de Prigozhin, a data de domingo passou praticamente sem incidentes na Rússia.

Dan Storyev, do grupo de monitoramento OVD-Info, disse à BBC que o legado de Prigozhin está principalmente presente nas pessoas alinhadas com o Kremlin.

“De um modo geral, o motim do Grupo Wagner não teve muito apoio popular de fato para que houvesse, digamos, comícios em massa marcando um ano da data - talvez porque o movimento não carregou nenhuma mensagem antiguerra genuína”, observou.

“Há gente que organiza protestos na Rússia, mas essas pessoas estão focadas no ativismo antiguerra e não têm nada a ver [com Prigozhin].”

Esta reportagem foi traduzida e revisada por nossos jornalistas utilizando o auxílio de IA na tradução, como parte de um projeto piloto.

Grupo Wagner: o que aconteceu com o grupo de mercenários um ano após motim contra o Kremlin - BBC News Brasil (2024)

FAQs

O que aconteceu com o Wagner Group? ›

A Rússia conseguiu desmantelar o Grupo Wagner nos doze meses que se seguiram à tentativa de motim contra o governo do presidente Vladimir Putin realizada pelos mercenários que atuavam sob o comando do líder Yevgeny Prigozhin, morto em um desastre aéreo dois meses após a marcha contra o Kremlin, disseram especialistas à ...

Quem é o dono do Grupo Wagner? ›

Fundação. A organização teria sido fundada por volta de 2014, na Rússia. Seu líder atual é o ex-oficial do exército russo Dmitriy "Wagner" Valeryevich Utkin. Utkin é um veterano da Primeira e Segunda Guerras na Chechênia.

O que é grupo mercenário Wagner? ›

O Grupo Wagner é um grupo paramilitar russo de soldados mercenários que tem atuação relevante na Guerra da Ucrânia. Seu líder morreu em um acidente aéreo em 2023. Ouça o texto abaixo! O Grupo Wagner é um grupo paramilitar formado na Rússia entre os anos de 2013 e 2014, sendo composto por soldados mercenários.

O que aconteceu com Prigozhin? ›

Prigozhin foi dado como morto pelo governo russo. As autoridades russas confirmaram que ele estava entre os passageiros do avião e que as dez pessoas a bordo morreram. Porém, ainda não existe informações se os restos mortais do líder do Wagner foram identificados.

Quem é o novo líder do Wagner Group? ›

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, nomeou Andrei Troshev como novo líder do Grupo Wagner nesta sexta-feira (29) em uma reunião no Kremlin. Ele era um dos comandantes seniores do grupo de mercenários por quase uma década.

Quanto ganha um soldado do Grupo Wagner? ›

Os incentivos para ingressar no grupo Wagner

De R$10 a R$12 mil (de 200 mil a 240 mil rublos): o salário de um soldado. R$ 260 mil (5 milhões de rublos) : quanto as famílias dos soldados Wagner recebem quando um parente é morto.

Qual o maior grupo de mercenários do mundo? ›

O G4S Security, de origem britânica, é o maior grupo militar privado do mundo, com 620 mil funcionários, o equivalente a três vezes o tamanho do Exército britânico.

Quantos membros têm Wagner Group? ›

Antes da guerra na Ucrânia, o grupo Wagner tinha cerca de 5 mil soldados em campo, segundo estimativas, a maioria sendo veteranos do serviço militar russo. No entanto, Prigozhin disse em junho que o número de mercenários do grupo havia crescido depois da guerra, sendo hoje de 25 mil soldados.

Qual a idade do líder do Grupo Wagner? ›

Yevgeny Prigozhin
Yevgeny Prigozhin Евгений Викторович Пригожин
Nascimento1 de junho de 1961 Leningrado, União Soviética
Morte23 de agosto de 2023 (62 anos) Kuzhenkino, Oblast de Tver, Rússia
NacionalidadeRusso
Serviço militar
6 more rows

Qual o poder militar do Grupo Wagner? ›

Já em relação à guerra com a Ucrânia, o Grupo Wagner se destacou por lutar na linha de frente das principais batalhas. Os mercenários eram a principal força de ataque russa na cidade de Bakhmut, local do conflito mais sangrento da guerra.

Quem são os mercenários? ›

Mercenário (do latim mercenarius, de merce = comércio) é o nome pelo que é chamado aquele que trabalha por soldo ou pagamento. O termo designa, especificamente, os soldados que lutam objetivando o pagamento ou a divisão dos despojos, sem ideais ou fidelidade a um Estado ou nação.

O que é um grupo paramilitar? ›

Porque a gente fala de paramilitar no sentido do termo conceitual: "para", de paralelo, que está reproduzindo algo. Então se existe uma companhia de segurança militar, ela tem uma estrutura paramilitar, ou seja, um modelo básico de estrutura militar do Estado, só que reproduzida no plano privado.

O que aconteceu com o chefe do Grupo Wagner? ›

Chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin é confirmado morto em acidente de avião, dizem autoridades russas - BBC News Brasil.

O que aconteceu com o avião do Grupo Wagner? ›

O modelo era da família Legacy e o número de série era RA-02795. O avião caiu em um assentamento na cidade russa de Tver. Havia 10 pessoas a bordo - todas morreram. Dados de rastreamento do FlightRadar24 – um popular site de rastreamento de voos – não mostram de onde o jato partiu.

Qual é o futuro do Grupo Wagner? ›

A Rússia parece estar consolidando as operações do Grupo Wagner na região, ao mesmo tempo que continua a exercer a sua influência. A mensagem que Moscou quer transmitir parece ser: os negócios continuam como sempre. O domínio da Rússia é visível em todo o lado.

Quem vai comandar o Grupo Wagner? ›

Quem é Andrey Troshev, o homem que Putin escolheu como novo chefe do Grupo Wagner. O presidente russo, Vladimir Putin, propôs aos combatentes do Grupo Wagner que um mercenário sênior chamado Andrey Troshev passasse a comandar os mercenários, segundo comentários que o líder russo fez ao jornal Kommersant.

Onde mais o Grupo Wagner ópera? ›

A principal sede do grupo paramilitar russo Wagner em São Petersburgo afirmou nesta segunda-feira, 26, que está operando "normalmente" após a breve rebelião incitada por seu líder, Yevgeny Prigojin, no fim de semana.

Top Articles
Slow Cooker General Tso's Chicken - The Recipe Critic
80+ Traditional Recipes From Around The World To Make At Home
Jordanbush Only Fans
Truist Bank Near Here
Ffxiv Palm Chippings
Frank Lloyd Wright, born 150 years ago, still fascinates
Paris 2024: Kellie Harrington has 'no more mountains' as double Olympic champion retires
Beds From Rent-A-Center
CA Kapil 🇦🇪 Talreja Dubai on LinkedIn: #businessethics #audit #pwc #evergrande #talrejaandtalreja #businesssetup…
Cinepacks.store
Fcs Teamehub
Cars For Sale Tampa Fl Craigslist
A Fashion Lover's Guide To Copenhagen
Alaska Bücher in der richtigen Reihenfolge
Cincinnati Bearcats roll to 66-13 win over Eastern Kentucky in season-opener
Slag bij Plataeae tussen de Grieken en de Perzen
Methodist Laborworkx
Athens Bucket List: 20 Best Things to Do in Athens, Greece
The most iconic acting lineages in cinema history
Clarksburg Wv Craigslist Personals
Fear And Hunger 2 Irrational Obelisk
Bnsf.com/Workforce Hub
Brett Cooper Wikifeet
Vipleaguenba
Erica Banks Net Worth | Boyfriend
Craigslist List Albuquerque: Your Ultimate Guide to Buying, Selling, and Finding Everything - First Republic Craigslist
Quest: Broken Home | Sal's Realm of RuneScape
Like Some Annoyed Drivers Wsj Crossword
Naval Academy Baseball Roster
Craigslist Roseburg Oregon Free Stuff
Znamy dalsze plany Magdaleny Fręch. Nie będzie nawet chwili przerwy
Unable to receive sms verification codes
Helpers Needed At Once Bug Fables
Angel del Villar Net Worth | Wife
Where Can I Cash A Huntington National Bank Check
Moxfield Deck Builder
Selfservice Bright Lending
Oreillys Federal And Evans
Radical Red Doc
Stanley Steemer Johnson City Tn
Daly City Building Division
Jack In The Box Menu 2022
Henry Ford’s Greatest Achievements and Inventions - World History Edu
Petra Gorski Obituary (2024)
Hanco*ck County Ms Busted Newspaper
Conan Exiles Tiger Cub Best Food
A jovem que batizou lei após ser sequestrada por 'amigo virtual'
Dobratz Hantge Funeral Chapel Obituaries
Craigslist Free Cats Near Me
Westport gun shops close after confusion over governor's 'essential' business list
28 Mm Zwart Spaanplaat Gemelamineerd (U999 ST9 Matte | RAL9005) Op Maat | Zagen Op Mm + ABS Kantenband
Duffield Regional Jail Mugshots 2023
Latest Posts
Article information

Author: Eusebia Nader

Last Updated:

Views: 5682

Rating: 5 / 5 (60 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Eusebia Nader

Birthday: 1994-11-11

Address: Apt. 721 977 Ebert Meadows, Jereville, GA 73618-6603

Phone: +2316203969400

Job: International Farming Consultant

Hobby: Reading, Photography, Shooting, Singing, Magic, Kayaking, Mushroom hunting

Introduction: My name is Eusebia Nader, I am a encouraging, brainy, lively, nice, famous, healthy, clever person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.